Usina da Região de Ribeirão Preto (SP) duplica sua capacidade de produção de mudas.

Se estimarmos que a área plantada no Brasil de cana de açúcar é aproximadamente 10 milhões de hectares e que aproximadamente 15% dessa área é renovada anualmente, podemos concluir, de maneira bem superficial, que aproximadamente 1,5 milhões de hectares são plantados todo o ano.

A muda representa cerca de 37% do valor do custo de plantio e mesmo assim, nem sempre a Usina ou o Fornecedor tem acesso a mudas de boa qualidade. Agronomicamente falando, uma muda de boa qualidade, deve ter de 6 a 10 meses de idade, possuir bom vigor, boa sanidade e ser oriunda de cana planta ou no máximo de primeiro corte.

Dependendo que quando é realizado o plantio, para se ter mudas “boas” é necessário que o viveiro deva ser plantado entre os meses de Junho – Outubro, ou seja, nos meses de estiagem na região centro – sul. Fato que não é normalmente realizado em condições normais.

No entanto, visando encontrar independência dos regimes hídricos e com isso flexibilizar sua janela de plantio, uma Usina da região de Ribeirão Preto – SP, adotou o sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo em uma área de 30 há. Com o plantio do canavial e início da irrigação no mês de Abril, logo no primeiro ano, em 2021, utilizou o material vegetal como mudas para o plantio de algumas áreas. O sistema formado por gotejadores enterrados autocompensados, DripNet PC, com vazão 1,0 L/h, espaçados a 0,50 m e com a adoção do sistema de controle e fertirrigação de alta tecnologia, o Netbeat, esse sistema proporcionou uma taxa de multiplicação de 1 ha de mudas para 11,5 hectares plantados, mais que dobro para aquele ano, cuja média das mudas oriundas de canaviais de sequeiro que foi de 1 ha de muda para 4 hectares plantados.

Além disso, o que mais chamou a atenção dos técnicos da Usina é que a emergência das mudas ocorreu em 15 dias, ao contrário dos 30 dias que estavam habituados.