Netafim lança solução para harmonização de sistemas de irrigação em grãos.

Complementar tecnologias permite irrigação em área total, mesmo em corners ou áreas retangulares.

 A Irrigação por gotejamento já é uma técnica utilizada por diversos agricultores em todo Brasil.

Agora a Netafim traz mais uma novidade: a harmonização do sistema já conhecido pelos fazendeiros do cultivo de grãos, o pivô central, com a precisão do sistema de irrigação por gotejamento.

“Essas duas tecnologias, o pivô central e o gotejamento subterrâneo ou subsuperficial, são complementares e a gente consegue através dessa junção falar realmente sobre perímetro irrigado. A gente pega um talhão completo e com as duas tecnologias aproveita o máximo possível da área, buscando de fato uma verticalização da produção”, explica Rodrigo Borges, gerente do setor de irrigação da Águia Representações Comerciais de Sorriso (MT).

Resultados expressivos e altas produtividades já comprovam que a harmonização de sistemas de irrigação é a melhor alternativa para produtores que buscam a irrigação em 100% da área e aproveitamento total da fazenda, incluindo áreas de corners, (calcinhas) e áreas retangulares.

Essa estratégia foi utilizada pela família Peruzi. Os proprietários da Fazenda Primavera, que fica em Sorriso (MT), adotaram o sistema de irrigação por pivô central. Dos 700 hectares da fazenda, 576 deles eram irrigados com pivôs centrais e os 124 hectares restantes, conhecidos como “corners do pivô” ou áreas adjacentes não irrigadas, eram cultivados como sequeiro. Apesar de aumentar a lucratividade em comparação ao cultivo não irrigado, isso trazia um transtorno operacional muito grande devido as diferentes datas de semeadura, pulverizações e colheitas, além da menor rentabilidade, pois não era possível realizar a terceira safra nos corners.

Por esse motivo, foi implantada a irrigação por gotejamento nessas áreas. Com isso, foi possível garantir a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a rentabilidade, além da possibilidade da terceira safra. Aproveitando as melhores janelas de plantio em toda a área evitando plantar no seco e colher com excesso de umidade gerando perdas.

 

Além de ser a solução ideal para o agricultor que quer verticalizar e aproveitar melhor suas áreas, a integração dos sistemas de irrigação, possibilita ao agricultor grandes produtividades com utilização total da fazenda, melhorando a margem do negócio, e desta maneira terão uma “nova fazenda” dentro da mesma área, otimizando os recursos e a estrutura da propriedade.

Ficou com dúvida? Confira mais informações na nossa Página de Grãos.