Os desafios do cafeicultor.

Produtores de café enfrentam muitos desafios no seu dia a dia, a instabilidade climática e os efeitos negativos da bienalidade produtiva são os principais.

A produção em sequeiro, ou seja, somente quando chove é muito arriscada e imprevisível, podendo trazer enormes perdas de produtividade e, até mesmo, a quebra de uma safra inteira.

Os cafeeiros são sensíveis ao clima e à falta de nutrientes, mas, com a aplicação de água e nutrientes, na quantidade exata e diretamente nas raízes das plantas, é possível neutralizar o estresse hídrico, aumentar expressivamente a produtividade e ainda melhor a qualidade do grão.

Irrigação por Gotejamento

Como a irrigação por gotejamento pode te ajudar?

Desde o início, a Netafim Brasil vem desenvolvendo e aprimorando suas soluções para o cultivo de café, visando melhorar a qualidade da produção e diminuir os riscos decorrentes do clima. O gotejamento traz para você, produtor de café, uma oportunidade de produzir mais e com melhor qualidade.

Além de toda a tecnologia, também oferecemos o exclusivo suporte agronômico: uma equipe dedicada a acompanhar a sua produção e oferecer recomendações ideais para cada fase do seu cultivo.

A solução de irrigação por gotejamento possui alta durabilidade e, combinada ao Digital Farming, confere ao produtor a tranquilidade de ter em mãos todas as informações e total controle de sua produção, onde quer que você esteja!

Gotejamento subterrâneo & Nutrirrigação.

A Netafim traz para você, produtor de café, as mais avançadas tecnologias de irrigação: o gotejamento subterrâneo e a nutrirrigação

O sonho de todo produtor de café já é realidade: um avançado sistema, no qual os tubos ficam abaixo do solo e possibilitam a aplicação de água, nutrientes e defensivos diretamente na raiz da planta. Isto garante melhor absorção e ainda simplifica as operações agrícolas da fazenda, facilitando ainda mais o seu dia-a-dia.

No Brasil, temos áreas com mais de 20 anos e que ainda possuem excelente desempenho, aumentando de maneira eficiente o número de sacas por hectare, safra após safra!

Barter

Aqui seu café vale mais!

A Netafim desenvolveu uma pioneira ferramente de troca: o Barter. Possibilitando que você, produtor de café arábica, possa utilizar suas sacas como moeda para adquirir seu sistema de irrigação sem interferir no seu limite de crédito bancário.

Aqui na Netafim é assim: você aumenta a sua produtividade e utiliza parte do seu lucro para adquirir o moderno sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo. Um sistema que pode se pagar logo na primeira safra!

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a solução financeira ideal para o seu cafezal!

Histórias de produtores
Histórias de produtores

Histórias de produtores.

Conheça os produtores pioneiros em irrigação por gotejamento em Café Arábica.

Encontre o que você precisa

Encontre o que você precisa!

Saiba mais sobre as nossas soluções em Café.

Downloads
Downloads

Downloads.

Catálogo Café 2021

Catálogo Café 2021

DÚVIDAS
DÚVIDAS
  • Posso utilizar diferentes fontes de água? Ocorre entupimento dos tubos gotejadores?

    Um sistema de irrigação por gotejamento, diferente de outros métodos, é dimensionado baseando-se na qualidade da água disponível para irrigação, podendo utilizar diferentes fontes de água (rio, poços, reservatórios). Dessa forma, utilizam-se sistemas de tratamento da água antes que ela passe pelos tubos gotejadores.

    Sistemas de aeração, reservatório com decantação e filtragem são exemplos de processos realizados antes da irrigação para que se garanta a qualidade da água a ser utilizada. Além disso, os gotejadores também possuem um sistema de filtros que evitam os riscos de entupimento.

    Para complementar, é importante que seja feito um programa de manutenção preventiva, garantindo a limpeza dos tubos gotejadores com frequência.

  • A irrigação aumenta a produtividade da minha lavoura e reduz a bienalidade?

    A irrigação aumenta expressivamente a produtividade do café, podendo chegar em até 200% de incremento quando comparado ao cafeeiro sem irrigação. A irrigação reduz sim os efeitos da bienalidade, mas não acaba com ela. Devido a necessidade de recomposição vegetal, a produção apresenta queda, elevando a produtividade no ano de safra alta e reduzindo os efeitos do ano de safra baixa.

  • Pode ser utilizado em áreas com declividade?

    Sim, o sistema pode ser utilizado tanto em áreas planas como em áreas com declividade obtendo o mesmo nível de eficiência. Para realização do projeto executivo é necessário um levantamento planialtimétrico que orienta o projetista no correto dimensionamento hidráulico, e mesmo em terrenos com declividade, a distribuição da água será uniforme em toda a área irrigada.

  • O enterrio do tubo gotejador traz algum benefício comparado a utilização em superfície?

    O gotejamento subterrâneo possui diversas vantagens sendo a principal delas a eliminação dos danos causados por animais, capinas, maquinários, danos de colheita, entre outras práticas provenientes de tratos culturais. Em resumo o sistema enterrado traz economia e otimiza a mão-de-obra.

  • É possível fazer quimigação em projetos de café?

    Sim, é possível fazer a aplicação de defensivos agrícolas, produtos biológicos ou orgânicos através da tecnologia chamada de ‘Drip Protection’. No entanto é necessário que o produto seja registrado em órgãos que regularizam sua utilização para a cultura e a sua utilização via sistema, ser solúvel em água e não conter partículas sólidas em suspensão. A ‘Drip Protection’ ou quimigação garante melhor uniformidade, redução de custos, segurança de aplicação e agilidade.

Contato
Contato

Contato.

Todos os campos com * são obrigatórios

Nós respeitamos sua privacidade e nunca compartilharemos seus detalhes de contato com qualquer pessoa ou organização nem o enviaremos Spam com e-mail indesejados.