Irrigação auxilia no aumento de produtividade no cultivo protegido.

As intempéries climáticas caracterizadas por altas temperaturas, excesso de chuvas, seca prolongada, granizo e geadas, causam uma série de problemas ao produtor que busca ter altas produtividades com o menor risco e custo possível. Uma alternativa que traz mais segurança ao produtor, onde ele consegue controlar melhor o ambiente, é o cultivo protegido, que pode ser feito em estruturas chamadas de estufa ou viveiro.

Esta estrutura pode ser utilizada na produção de mudas, flores e hortifrutis, tendo como um dos principais exemplos a produção de morangos. São diversos os benefícios oferecidos por este tipo de cultivo, sendo um dos principais o controle do microclima, o que resulta em menor incidência de doenças e pragas, além do controle da irrigação e fertirrigação durante todas as fases de cultivo. Outro fator importante nesta técnica é a capacidade de produzir fora de época, não ficando refém da sazonalidade da produção.

Se tratando da irrigação, que é fundamental em um cultivo protegido, pois mantêm a umidade adequada do solo e nutre a planta, são utilizadas algumas técnicas através do uso de microaspersores, gotejadores e nebulizadores, que visam distribuir a água e nutrientes de forma uniforme. O microaspersor, promove uma distribuição de água sem a formação de goteiras após desligamento do sistema, por conter a tecnologia antidrenante.

 Quanto aos gotejadores, eles podem ser utilizados em vasos, levando água e nutrientes diretamente na zona radicular da planta. O NetBow™ é um bom exemplo de produto eficiente para esta técnica, pois, os modelos de 250mm possuem 8 gotejadores alocados em forma circular e em breve, será lançado um modelo menor, de 120mm e 4 gotejadores em forma circular, proporcionando uma distribuição da água uniforme de cima para baixo do substrato utilizado. Gerando um crescimento das raízes em todo o espaço disponível tanto em vasos grandes quanto pequenos. Em relação aos nebulizadores estáticos, estes são utilizados para climatização que auxiliam na manutenção da umidade relativa do ar e no controle da temperatura em viveiros e estufas.

A técnica da fertirrigação é mais um benefício a ser utilizado através dos produtos para cultivo protegido, onde a produção é adubada através de uma solução nutritiva balanceada e com controle de condutividade elétrica (parâmetro que mensura a quantidade de sais na solução nutritiva) e o pH. Alguns fatores são importantes para uma produção equilibrada e todo esse manejo é realizado de acordo com a fase que o cultivo se encontra.

O cultivo protegido aliado a irrigação e seus benefícios, promovem uma ótima rentabilidade ao produtor, através de frutos de boa qualidade, com tempo de prateleira maior que proporcionam o alcance de mercados mais distantes, sem que o produto perca qualidade com o tempo maior de exposição para o consumo, todos esses benefícios são promovidos de maneira mais sustentável o ano inteiro para o consumidor.

 

Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim.