Desafios do Produtor

Os desafios do produtor de grãos.

Produtores de grãos e fibras enfrentam inúmeros desafios no dia a dia, mas a instabilidade climática é o mais preocupante dentre todos eles.

A produção em sequeiro, ou seja, somente quando chove, é muito arriscada, pois é difícil de prever e pode trazer perdas enormes de produtividade e até mesmo a quebra de uma safra inteira.

Outro grande desafio para o produtor de grãos é irrigar 100% da área, visto que o método de irrigação mais utilizado é o pivô central, que proporciona excelentes resultados, mas por ser circular, não permite a irrigação das áreas adjacentes, também conhecidas como ‘corners’ ou ‘calcinhas’ do pivô.

Gotejamento Subterrâneo

Como o gotejamento subterrâneo pode te ajudar?

Na última década, a Netafim desenvolveu uma solução de irrigação por gotejamento subterrâneo, que pode ser 100% harmonizada a outros sistemas de irrigação, como os pivôs, possibilitando a irrigação da área total e facilitando a operação da sua fazenda, do plantio à colheita!

Com a irrigação subterrânea é possível realizar a rotação de culturas e produzir até 5 safras em 2 anos, garantindo expressivos aumentos de produtividade em um sistema que pode durar mais de 20 anos no campo.

O gotejamento subterrâneo é ideal para os cultivos de soja, milho, algodão, feijão e muitos outros cultivos de alto valor agregado, seja para consumo ou para a produção de sementes, pois permite que a água, os nutrientes e até mesmo defensivos agrícolas sejam aplicados através de um único sistema, chegando diretamente à raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo.

Gotejamento subterrâneo.

O gotejamento subterrâneo é a mais avançada tecnologia de irrigação. A aplicação do tubo gotejador enterrado é realizada por implemento de enterrio fornecido pela Netafim. A profundidade de enterrio dos tubos gotejadores pode variar de 20 a 25 cm, sendo determinada pelo departamento agronômico da Netafim durante a análise do tipo de solo.

O equipamento faz um pequeno sulco no solo na profundidade definida, insere o tubo gotejador e faz a cobertura do sulco onde o tubo gotejador foi enterrado. Essa operação é feita de maneira georreferenciada, com utilização do sistema RTK, visando garantir a qualidade do enterrio e facilitar a localização das linhas nas operações de plantio e manejo do solo.

Essa solução possibilita realizar tanto a colheita de uma safra, quanto o plantio da safra seguinte no mesmo dia, sem interferências na área e com o trânsito facilitado para os maquinários, sem obstáculos. São os ganhos operacionais, do plantio à colheita!

 

Histórias de produtores
Histórias de produtores

Histórias de produtores.

Conheça os produtores pioneiros em irrigação por gotejamento subterrâneo em Grãos.

Encontre o que você precisa

Encontre o que você precisa!

Saiba mais sobre as nossas soluções em Grãos & Fibras.

Dúvidas
Dúvidas
  • Qual a durabilidade do sistema de irrigação por gotejamento?

    O sistema de irrigação por gotejamento tem longa durabilidade. No Brasil temos áreas com gotejadores de mais de 20 anos e que ainda tem muito boa performance. A durabilidade dos tubos gotejadores depende muito da realização das operações de manutenção preventiva recomendadas. Da mesma forma que um trator ou outra máquina qualquer, sua durabilidade está vinculada ao seu correto uso e a realização das revisões conforme recomendação do fabricante.

  • É possível germinar com o sistema de gotejamento subterrâneo?

    Sim, o projeto é dimensionado para que a umidade atinja a semente possibilitando a germinação de maneira uniforme. Com a concepção correta para cada tipo de solo, seguindo os protocolos de preparo e reestruturação do solo, somado ao correto manejo da irrigação, é possível germinar o cultivo em qualquer época do ano. Para adequada germinação, a irrigação deve ser iniciada antes do plantio até que a umidade esteja próxima a superfície do solo.

  • Posso utilizar a pastagem como opção de rotação de cultura em um sistema de integração com lavoura pecuária?

    Sim, o sistema possui a versatilidade de ser utilizado ou combinado com o sistema de pastoreio rotacionado. Também pode ser utilizado para a produção de feno ou silagem.

  • Pode ser utilizada em combinação com outros métodos de irrigação?

    O sistema de irrigação por gotejamento se adapta muito facilmente às diferentes situações de tipo de solo, relevo e cultura a ser plantada. Também pode ser utilizado em combinação com outros métodos de irrigação, ou ainda de forma isolada.

    Em culturas anuais é possível realizar uma harmonização entre sistemas de irrigação por pivô central e gotejamento. A harmonização permite uma melhor utilização da área a ser irrigada uma melhor gestão da água e energia disponível, propiciando melhor operacionalização na condução da cultura. Assim, um agricultor pode aproveitar melhor a sua propriedade, aumentar a produtividades, reduzir consumo de água e energia e, além de tudo, otimizar o uso de maquinário

    nas operações desde o plantio até a colheita. Além disso, sua propriedade torna-se mais valorizada em função da capacidade de produção anual.

  • Qual o valor por unidade de área de uma área irrigada e uma área não irrigada?

    O valor de uma área agrícola é influenciado por muitas variáveis. Localização, acesso, disponibilidade de água, relevo, tipo de solo, clima da região, infraestrutura de estradas para escoamento da safra etc.

    A irrigação adiciona um bom valor a terra. Isso acontece não só pelos investimentos realizados no sistema de irrigação, infraestrutura ou produção e armazenamento de água, mas também pela possibilidade de intensificação do uso da área podendo se fazer de 2 a 3 plantios de diferentes culturas ao ano. Com isso otimiza-se também a equipe de trabalho da fazenda e o maquinário, tornando a propriedade mais eficiente. Portanto, áreas irrigadas apresentam um valor substancialmente superior a áreas não irrigadas, sendo esse valor, variável.

Contato
Contato

Contato.

Todos os campos com * são obrigatórios

Nós respeitamos sua privacidade e nunca compartilharemos seus detalhes de contato com qualquer pessoa ou organização nem o enviaremos Spam com e-mail indesejados.