Os desafios do produtor de grãos.

Produtores de grãos e fibras enfrentam inúmeros desafios no dia a dia, mas a instabilidade climática é o mais preocupante dentre todos eles.

A produção em sequeiro, ou seja, somente quando chove, é muito arriscada, pois é difícil de prever e pode trazer perdas enormes de produtividade e até mesmo a quebra de uma safra inteira.

Outro grande desafio para o produtor de grãos é irrigar 100% da área, visto que o método de irrigação mais utilizado é o pivô central, que proporciona excelentes resultados, mas por ser circular, não permite a irrigação das áreas adjacentes, também conhecidas como ‘corners’ ou bordaduras do pivô.

Como o gotejamento subterrâneo pode te ajudar?

Na última década, a Netafim desenvolveu uma solução de irrigação por gotejamento subterrâneo, que pode ser 100% harmonizada a outros sistemas de irrigação, como os pivôs, possibilitando a irrigação da área total e facilitando a operação da sua fazenda, do plantio à colheita!

Com a irrigação subterrânea é possível realizar a rotação de culturas e produzir até 5 safras em 2 anos, garantindo expressivos aumentos de produtividade em um sistema que pode durar mais de 20 anos no campo.

O gotejamento subterrâneo é ideal para os cultivos de soja, milho, algodão, feijão e muitos outros cultivos de alto valor agregado, seja para consumo ou para a produção de sementes, pois permite que a água, os nutrientes e até mesmo defensivos agrícolas sejam aplicados através de um único sistema, chegando diretamente à raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo.

188247
188249

Gotejamento subterrâneo.

O gotejamento subterrâneo é a mais avançada tecnologia de irrigação. A aplicação do tubo gotejador enterrado é realizada por implemento de enterrio fornecido pela Netafim. A profundidade de enterrio dos tubos gotejadores pode variar de 20 a 25 cm, sendo determinada pelo departamento agronômico da Netafim durante a análise do tipo de solo.

O equipamento faz um pequeno sulco no solo na profundidade definida, insere o tubo gotejador e faz a cobertura do sulco onde o tubo gotejador foi enterrado. Essa operação é feita de maneira georreferenciada, com utilização do sistema RTK, visando garantir a qualidade do enterrio e facilitar a localização das linhas nas operações de plantio e manejo do solo.

Essa solução possibilita realizar tanto a colheita de uma safra, quanto o plantio da safra seguinte no mesmo dia, sem interferências na área e com o trânsito facilitado para os maquinários, sem obstáculos. São os ganhos operacionais, do plantio à colheita!

 

Histórias de produtores

Histórias de produtores.

Conheça os produtores pioneiros em irrigação por gotejamento subterrâneo em Grãos.

Encontre o que você precisa!

Saiba mais sobre as nossas soluções em Grãos & Fibras.

Dúvidas
Contato

Contato.

Todos os campos com * são obrigatórios

Nós respeitamos sua privacidade e nunca compartilharemos seus detalhes de contato com qualquer pessoa ou organização nem o enviaremos Spam com e-mail indesejados.