Using Less Doing More

Todos os anos, em 22 de Abril, é comemorado o Dia da Terra. A data nos faz refletir sobre a importância das ações de proteção e preservação do meio ambiente, com o desenvolvimento da consciência ambiental e de papéis definidos para os agentes envolvidos, como a sociedade e as empresas que fazem parte dela.

A sustentabilidade está no DNA da Netafim, empresa pioneira e líder global em irrigação por gotejamento, desde a sua criação, em 1965, no deserto de Negev em Israel. As condições climáticas extremas do país levaram ao desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária que permitiu a produção de alimentos em qualquer clima e tipo de solo, com a máxima eficiência no uso de recursos, o gotejamento.

No mês em que se comemora o Dia da Terra, a Netafim ativou a campanha global “#UsingLessDoingMore” – que já está em sua terceira edição – com o objetivo de promover ações voluntárias relacionadas a sustentabilidade ambiental e social. E, neste ano, contou com a parceria de outras empresas: a Fortlev, líder nacional em soluções para armazenamento de água e a Santa Edwiges Logística, transportadora.

A principal ação foi realizada no Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi (CEEEF), no município de Ribeirão Preto (SP), uma instituição de ensino voltada para a educação especial há mais de 30 anos, que atende 240 alunos PCDs com idades entre 18 e 67 anos, nas oficinas básicas, como: técnicas agrícolas, culinária e artesanato.

“A ação contou com a participação voluntária de cerca de 40 colaboradores das empresas envolvidas em três frentes: a instalação do sistema de irrigação na horta da escola, a criação de uma composteira para adubação natural da horta e a construção de terrários em conjunto com os alunos da escola, a partir de recipientes de vidro e plástico que seriam descartados”, conta Bárbara Arruda, analista de recursos humanos da Netafim e líder do projeto #UsingLessDoingMore no Brasil.

A Fortlev doou 2 tanques de polietileno de 20.000 litros para a escola fazer a captação da água da chuva e reutilizar para a irrigação da horta escolar. E a Santa Edwiges Logística participou doando o serviço de transporte e entrega dos tanques na escola.

“Consideramos que a terceira edição do #UsingLessDoingMore foi um sucesso e já estamos nos preparando para a campanha 2024. Todas as pessoas que se envolveram no projeto se sentiram realizadas em fazer parte de uma ação fora da rotina de trabalho e que promoveu um impacto positivo aqui no município onde moramos”, finaliza Bárbara.