32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos

Nos dias 16, 17 e 18 de Fevereiro, a Netafim participou da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos realizado em Capão do Leão no Rio Grande do Sul. A edição de 2022 teve como tema principal “A produção de alimentos no pós-pandemia: novos patamares, novos desafios” e contou com a presença de expositores da área de pesquisa, produção, insumos, dos setores de máquinas e implementos, ou seja, toda cadeia produtiva conectada em apenas um lugar.

A abertura foi promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) com apoio da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento, considerado a maior abertura de colheita de grãos das Américas, teve um extenso calendário de palestras e debates com apresentação de novidades tecnológicas e de mercado para o setor.

Cristiano Jannuzzi, gerente agronômico, salientou que a presença da Netafim no evento teve como principal objetivo trazer novas soluções para o produtor de arroz e grãos: “Nosso conceito traz versatilidade na produção para rotação de culturas, com o domínio total da água e um sistema automatizado, estabelecendo um conceito de sistema de plantio direto, sem precisar mais trabalhar o solo, reduzindo custos. Além da irrigação, também é possível fazer a fertirrigação através do sistema de gotejamento subterrâneo aumentando a eficiência no uso de fertilizantes.”

Foram 3 dias de roteiro técnico nas vitrines tecnológicas, fóruns, reunião da câmara setorial nacional do arroz e no último dia houve o ato simbólico da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.

O representante técnico de vendas da Netafim na região, Renan Vidal, apresentou o novo conceito de irrigação para a lavoura arrozeira durante o evento: o gotejamento subterrâneo. Essa nova tecnologia despertou grande interesse nos produtores que visitaram o estande, no qual puderam ver in loco como o sistema funciona e a possibilidade de rotação de culturas em terras baixas, levando maior sustentabilidade e rentabilidade para propriedade.

Confira algumas fotos do evento: