Tire suas dúvidas sobre a Irrigação por Gotejamento para Café

Sabemos que os produtores de café enfrentam diversos desafios em seu dia a dia, como a instabilidade climática, os efeitos negativos da bienalidade e até perdas de safras inteiras devido a geadas. A produção em sequeiro traz a imprevisibilidade da rentabilidade da lavoura devido a baixas produtivas.

Com a utilização da irrigação por gotejamento Netafim você, produtor de café, consegue neutralizar o estresse hídrico, tendo assim um aumento expressivo de produtividade e melhor qualidade dos grãos.

 

A especialista agronômica da Netafim Gabriela Terra, responde as principais dúvidas sobre os benefícios da irrigação para sua lavoura:

  • Quais os benefícios da irrigação por gotejamento subterrâneo para o cultivo de café arábica?

A irrigação por gotejamento subterrâneo proporciona água e nutrientes direto nas raízes das plantas, quando mais precisam, como a florada e o enchimento, possibilitando a produção de grãos mais graúdos e pesados, proporcionando para o produtor um aumento de produtividade e rentabilidade.

A fertirrigação também contribui para a produção de cafés especiais, pois permite um maior parcelamento da adubação, reduzindo perdas de fertilizantes elevando a qualidade da bebida, pois é possível fornecer de forma pontual o fertilizante, de acordo com a demanda de cada fase fenológica. 

  • Como posso ter uma produção de café de qualidade?

O uso da irrigação por gotejamento associada à técnicas de manejo, auxiliam na produção de cafés de qualidade superior pois, a água quando aplicada em períodos críticos, como florada e enchimento de grãos, produzem café de peneira superior e, com o manejo adequado, produz uma florada mais uniforme: menos grãos verdes, menos grãos secos e maior número de grãos cereja, que possuem maior valor agregado no mercado.

Com as soluções Netafim os cafeicultores ficam menos dependentes do clima reduzindo assim os efeitos negativos da bienalidade, aumentando expressivamente a sua produção e a qualidade da lavoura de maneira sustentável. 

  • É possível facilitar o manejo da minha área com a irrigação da Netafim?

Sim, a Netafim possui ferramentas que auxiliam os cafeicultores a serem mais assertivos no manejo da irrigação e fertirrigação. Com o uso de sensores, estações meteorológicas e válvulas de campo é possível realizar o  levantamento de informações importantes do solo, planta e clima para que a aplicação da irrigação seja realizada de maneira assertiva, utilizando menos recursos e de maneira mais eficiente. A irrigação 4.0 da Netafim traz para o produtor rural a possibilidade de realizar todo o monitoramento, controle e análise do campo de maneira simples permitindo realização programada da irrigação, de acordo com a necessidade da planta.

  • A irrigação por gotejamento auxilia na recuperação pós-geada?

Sim, as áreas que possuem a irrigação por gotejamento subterrâneo atingidas por geadas, obtiveram uma recuperação muito mais rápida comparado ao sequeiro, pois o uso da fertirrigação diretamente aplicado nas raízes das plantas, possibilitam um melhor desenvolvimento e comprimento dos ramos plagiotrópicos.

As áreas afetadas pelas geadas, devem receber uma poda para eliminar as partes afetadas, e após a aplicação da irrigação e fertirrigação é possível observar um desenvolvimento vegetativos muito maior do que em áreas de sequeiro.

  • Como a irrigação da Netafim auxilia na redução da pegada de carbono?

A irrigação localizada é uma ferramenta que possibilita maior taxa fotossintética, pois a área foliar é maior quando comparado a sequeiro, auxiliando na maior captura e armazenamento de carbono na atmosfera.

Com a utilização da irrigação por gotejamento subterrâneo é possível reduzir a entrada de maquinários, reduzindo assim a emissão de carbono na atmosfera. Também é possível ter uma redução de perdas por lixiviação, deriva ou volatilização. E com a aplicação da irrigação por gotejamento, o cafeicultor é mais eficiente na produtividade da água, ou seja, utiliza menos volume da água por sacas produzidas.

 

Se você ainda tem dúvida sobre os benefícios da irrigação localizada para o cafezal, confira o vídeo completo com nossa especialista agronômica.