O que é a irrigação por gotejamento?

Uma solução de irrigação eficiente, criada por agricultores para agricultores.

O gotejamento é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes as plantas porque entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta.

Isso possibilita economizar recursos e ao seu cultivo, alcançar seu máximo rendimento. É o que chamamos de produtividade da água, ou de uma maneira simplificada é produzir mais, com menos.

Essa tecnologia é adequada para todos os cultivos e produtores, independente do tamanho de sua propriedade.

Além de tudo, a irrigação por gotejamento auxilia o produtor nas tomadas decisões do seu dia a dia, com ferramentas de controle e monitoramento. Com essas informações é possível tomar decisões mais assertivas de quando nutrir e irrigar seu cultivo, a chamada nutrirrigação.

O gotejamento não é apenas sustentabilidade ambiental, mas também economia, gerando para o produtor mais rentabilidade e para o planeta uma agricultura mais consciente!

Por que os agricultores preferem a irrigação por gotejamento?

O motivo é simples. A irrigação por gotejamento não proporciona apenas um maior retorno sobre investimento (ROI), mas também oferece aos agricultores uma maneira eficiente e simples de operar suas fazendas.

Confira alguns dos principais benefícios proporcionados pela tecnologia:

  • Aumentos consistentes na qualidade da sua produção.
  • Grande economia de água: sem evaporação, escoamento ou desperdícios.
  • Irrigação em área total: uniformidade em qualquer área, tipo de solo e relevo.
  • Economia de energia: o gotejamento opera com baixa pressão.
  • Uso eficiente de fertilizantes e proteção de cultivos, sem lixiviação.
  • Menor dependência do clima, maior estabilidade e menores riscos.

Por que as plantas preferem a irrigação por gotejamento?

Assim como as pessoas, as plantas gostam de obter água e nutrientes de forma balanceada. Ninguém quer comer um mês de comida em apenas um dia, e o mesmo vale para as plantas! É por isso que a irrigação por gotejamento aplica água e nutrientes, com frequência, e em pequenas doses, garantindo condições ideais para o desenvolvimento da planta que proporcionam altas produtividades. 

Veja por que as plantas produzem mais com a irrigação por gotejamento:

  • Alta disponibilidade de água e nutrientes.
  • Água e nutrientes sob medida para cada fase de desenvolvimento da planta.
  • Sem saturação e boa aeração do solo.
  • Evita a alta salinidade causada pela aplicação excessiva de fertilizantes.
  • Não molha as folhas, evitando doenças provocadas por fungos.

Por que o mundo precisa da irrigação por gotejamento?

Em 2050, haverá 10 bilhões de pessoas vivendo em nosso planeta e 20% menos terras cultiváveis por pessoa para produzir alimentos suficientes. Inclua uma crescente escassez de água e fica claro o motivo pelo qual precisamos de uma maneira sustentável para aumentar a produção agrícola e a eficiência de recursos. É aí que a irrigação por gotejamento se encaixa, mudando a economia da agricultura global, permitindo que os agricultores produzam mais alimentos, por hectare e metro cúbico de água e ainda:

  • Reduzir o impacto da seca e das mudanças climáticas na produção de alimentos.
  • Evitar a contaminação de lençóis freáticos e rios causada pela lixiviação de fertilizantes.
  • Apoiar as comunidades rurais, reduzindo a pobreza e migração para as cidades.
Dúvidas
Dúvidas
  • Quais culturas são adequadas para a irrigação por gotejamento?

    Qualquer cultura pode ser cultivada utilizando irrigação por gotejamento. De culturas de campo aberto, como milho, soja e cana-de-açúcar, até vegetais e pomares. Sejam cultivadas em solo ou em estufas, em terrenos planos ou inclinados – a irrigação por gotejamento se adapta a todas as topografias e tipos de solo. A única decisão é escolher a configuração correta de gotejamento com base nas condições da cultura e do terreno. 

    Quer saber mais? Confira nossa linha de gotejadores e tubos gotejadores!

  • Qual é a eficiência da irrigação por gotejamento?

    A irrigação por gotejamento é conhecida por ser o método de irrigação mais eficiente, com eficiência de 95% a 100% no uso de água. Sistemas de aspersão têm eficiência entre 80 e 85% no uso de água, enquanto os métodos de inundação e sulcos são de 60 a 70% eficientes.

    A eficiência está diretamente relacionada ao desenvolvimento da cultura e, consequentemente, ao rendimento e rentabilidade do agricultor.

  • A irrigação por gotejamento é cara?

    Os agricultores que querem investir em um sistema de irrigação por gotejamento devem comparar o retorno sobre investimento (ROI) dentre os diversos métodos de irrigação.

    Como a irrigação por gotejamento proporciona aumentos significativos na produtividade dos cultivos e, ao mesmo tempo, economiza insumos (água, energia, fertilizantes e mão-de-obra), ela pode se pagar em um curto período de tempo, aumentando significativamente os lucros dos agricultores.