O especialista agronômico da Netafim responde suas dúvidas.

 

A instabilidade climática e custos elevados para adquirir novas terras são alguns dos desafios enfrentados pelos produtores e fornecedores de cana-de-açúcar. A irrigação por gotejamento é a solução ideal para enfrentar esses obstáculos, além de trazer diversos benefícios e maior rentabilidade aos produtores.

O especialista agronômico da Netafim Daniel Pedroso, responde as principais dúvidas sobre irrigação por gotejamento subterrâneo para o cultivo de cana-de-açúcar.

 

1) Quais as vantagens de utilizar o sistema de irrigação por gotejamento em canaviais?

Os produtores e fornecedores de cana-de-açúcar que utilizam a irrigação por gotejamento subterrâneo da Netafim usufruem de benefícios importantes como maior longevidade. Produtores que utilizam a irrigação localizada na região de Ribeirão Preto - SP, puderam saltar de 6 anos de longevidade para mais de 12 anos, sem a necessidade de reformar a área.

Também é possível obter um aumento expressivo de etanol e de açúcar por hectare em canaviais irrigados. Além disso, os produtores contam com um aumento expressivo de produtividade e maior geração de energia elétrica, com o aumento da biomassa.

Outra vantagem é a redução dos custos de produção em reais, por tonelada de cana produzida, o que traz mais pontos no sistema Renovabio, que é uma política de Estado que reconhece o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira contribuindo para a segurança energética, a previsibilidade do mercado e a mitigação de emissões dos gases causadores do efeito estufa.

 

2) Qual a produtividade média que podem alcançar os canaviais que utilizam o sistema de irrigação por gotejamento?

Em uma região com déficit hídrico muito elevado o aumento de produtividade é mais expressivo do que em relação a uma região cujo o déficit hídrico é menor. Os dados históricos da Netafim mostram que canaviais irrigados por gotejamento podem obter um aumento de produtividade médio de 50% em relação a áreas de sequeiro.

 

3) É viável economicamente investir na irrigação por gotejamento?

Sim é viável, pois com a irrigação por gotejamento é possível obter um aumento de produtividade, aumento na longevidade e redução dos custos de produção em reais por tonelada. Dados levantados mostram que o payback da irrigação está em aproximadamente 3, porém a Netafim já analisou alguns casos de usinas que o sistema foi pago em apenas 1 ano e meio com o incremento de produtividade.

 

4) É possível realizar o controle de pragas com a utilização do sistema de irrigação por gotejamento?

Sim, podemos utilizar o mesmo sistema de irrigação para a aplicação de produtos de controle de praga. A água enviada aos cultivos por meio do sistema de irrigação por gotejamento pode ser utilizada como meio de transporte para a aplicação de moléculas químicas e biológicas. Para essa utilização é importante respeitar o ciclo biológico da praga, a característica do sistema de gotejamento, e o produtos que vai ser utilizado para o controle dessa praga.

 

5) Podemos utilizar vinhaça via gotejamento?

Tanto é possível, como é recomendado por nossa equipe de especialista agronômicos aos clientes Netafim que produzem cana. Uma outra recomendação importante, é que devemos utilizar apenas 5% de vinhaça em relação a vazão, para não causarmos danos ao sistema e a cultura. Como a aplicação da vinhaça é realizada durante todo o tempo da cultura, os 5% são o necessário para atender as demandas de potássio.

 

6) A irrigação interfere nas taxas de ATR (açúcar total recuperável) dos canaviais?

Com a utilização de uma técnica chamada drying-off (momentos antes da colheita é retirada a água dos canaviais levando a cana a um stress hídrico) é possível obter uma maior taxa de ATR por tonelada de cana produzida. A irrigação por gotejamento em cana-de-açúcar também é maior quando comparado a produção em sequeiro, pois a irrigação auxilia no aumento de produção, aumentando assim o volume de açúcar total recuperável em uma mesma área (ATR).

 

7) O sistema de irrigação por gotejamento é considerado sustentável?

Através do uso da irrigação por gotejamento podemos interferir em algumas variáveis de cálculo do setor, como o Renovabio. Através da irrigação por gotejamento é possível produzir mais etanol por hectare, ou seja, mais etanol por área produtiva, produzindo menos co2, pois temos mais produção de biomassa em uma mesma área, tornando o uso da irrigação por gotejamento sustentável.

Utilizando o sistema de irrigação localizada como delivery system, ou seja, sistema de envio onde podemos aplicar fertilizantes, produtos químicos ou biológicos, é possível reduzir a utilização de tratores no manejo da área e através desses fatores a pontuação no Renovabio é muito melhor.

 

Quer saber mais sobre os benefícios da irrigação para canaviais, acesse o Tour Irrigação Digital com o especialista Daniel Pedroso, em nosso canal do Youtube.