O papel crucial do Engenheiro Agrônomo na agricultura e na irrigação sustentável.

 

Após a instalação do projeto, o engenheiro agrônomo capacita a equipe de irrigação da fazenda, fornecendo as ferramentas e informações necessárias para um manejo eficiente do sistema

 

No dia 12 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, uma data que marca a regulamentação desta profissão no Brasil. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na agricultura, em especial, nos projetos de implantação dos sistemas de irrigação por gotejamento, contribuindo significativamente para um desenvolvimento muito mais sustentável. Nesta ocasião especial, a Netafim, empresa líder e pioneira em soluções de irrigação, homenageia e destaca o papel fundamental desses profissionais na busca por uma agricultura mais produtiva e eficiente.

Desde sua fundação há mais de 50 anos em Israel, a Netafim tem sido pioneira na inovação e liderança global em soluções de irrigação, desenvolvendo um uso mais eficiente da água, maximizando a produtividade agrícola e proporcionando maior tranquilidade aos produtores rurais.

Para entender a importância do trabalho dos engenheiros agrônomos na implantação dos sistemas de irrigação por gotejamento, conversamos com Danilo Silva, gerente agronômico da Netafim. Segundo ele, a atuação desses profissionais é crucial ao considerar as necessidades específicas de cada ambiente onde serão instalados os projetos. Desde a correção do solo até o preparo adequado para a cultura a ser implantada, os engenheiros agrônomos fornecem suporte e orientação aos agricultores em cada etapa.

"O engenheiro agrônomo realiza cálculos cientificamente embasados para determinar a quantidade de água necessária para suprir o sistema de irrigação de acordo com o tipo de solo e cultura a ser irrigada. Além disso, ele também realiza cálculos relacionados à estrutura de aplicação de fertilizantes, garantindo que a demanda nutricional da cultura seja atendida ao longo do ciclo", explicou Silva.

Antes da instalação do projeto, o engenheiro agrônomo trabalha na pré-instalação, compreendendo o ambiente e oferecendo suporte na correção do solo, caso necessário. Eles realizam os cálculos essenciais para determinar a quantidade diária de água necessária durante o período crítico da cultura, considerando a capacidade de retenção e absorção do solo. Além disso, fornecem orientações sobre a estrutura de aplicação correta dos fertilizantes, garantindo que o equipamento esteja preparado para suprir as necessidades nutricionais da cultura.

Após a instalação do projeto, o engenheiro agrônomo capacita a equipe de irrigação da fazenda, fornecendo as ferramentas e informações necessárias para um manejo eficiente do sistema. Isso inclui orientações sobre o uso de ferramentas de monitoramento do solo e clima, permitindo que os produtores tomem as melhores decisões de irrigação de forma sustentável.

O gerente contou também que um diferencial da Netafim é ter uma equipe agronômica dedicada que oferece suporte técnico tanto aos clientes finais quanto à rede de distribuição. "Essa equipe não apenas compartilha boas práticas e orientações técnicas, mas também auxilia os produtores a obter o máximo valor das soluções de manejo de irrigação. Além disso, a Netafim promove a interação entre sua equipe agronômica e os agrônomos das equipes de consultoria dos clientes, garantindo uma abordagem alinhada e adaptando o manejo da irrigação conforme o plano agronômico do cliente", detalhou.

A equipe de vendas da Netafim também conta com profissionais especializados que, em sua maioria, são engenheiros agrônomos ou agrícolas, com conhecimento técnico para argumentar e compreender as necessidades dos clientes. Além de sua atuação no desenvolvimento de projetos de irrigação, a equipe agronômica da Netafim está envolvida no desenvolvimento de mercado e colabora com consultores, formadores de opinião, pesquisadores e instituições de pesquisa para melhor compreender o mercado e compartilhar resultados e benefícios com os novos irrigantes no Brasil.

"No Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, nós da Netafim parabenizamos e agradecemos a todos esses profissionais que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de soluções inovadoras de irrigação e ao avanço da agricultura. Seu trabalho incansável e compromisso com a sustentabilidade são fundamentais para garantir um futuro próspero para a nossa agricultura e para as gerações futuras", finalizou Silva.