O melhor sistema de irrigação tem retorno garantido

A irrigação por gotejamento chega a elevar 95% de eficiência do cultivo

Investir no sistema de irrigação correto te ajuda a aumentar a produtividade, produzir mais safras ao ano e a diminuir as perdas nas lavouras, causadas pelo clima instável. Para isso, é preciso estudar qual projeto cabe melhor nos objetivos que você procura para seu cultivo.

Apesar de uma variedade de opções quanto a sistemas de irrigação, é muito importante avaliar a eficiência dos mesmos. De acordo com o artigo da revista SFarm, o pesquisador da Embrapa analisou os sistemas de irrigação conforme sua eficiência da seguinte maneira: os sistemas de pivô central podem atingir uma eficiência de 85%, quando bem mantidos, os sistemas de aspersão convencional apresentam uma eficiência média de 75%, enquanto que nos sistemas de gotejamento a eficiência pode chegar a 95%.

Entenda cada sistema:

- Gotejamento –

O sistema de irrigação por gotejamento, é feito através de tubos instalados no solo que distribuem a água diretamente para a raiz da planta, de forma uniforme, no momento e na quantidade certa. O sistema também permite a Nutrirrigação inteligente, que é feita com a inclusão de fertilizantes na irrigação, além de reduzir consumo de água, diminuir a mão-de-obra utilizada e aumentar a rentabilidade da lavoura. 

- Pivô –

O sistema de irrigação por pivô central é feito através de uma tubulação localizada em uma estrutura suspensa. A estrutura se move continuamente, controladas por dispositivos elétricos ou hidráulicos e por cima de toda a área circular projetada a água é distribuída. 

- Aspersão –

O sistema de irrigação por aspersão se dá pela aplicação de água através pequenos jatos de água que ocorrem pela água que percorre uma tubulação de alta pressão, que solta jatos de gotas no ar que caem no solo em forma de chuva artificial. 

Cada sistema de irrigação possui sua vida útil, seu valor e benefício, a matéria disponível na revista digital SFarm detalha cada ponto dos sistemas. Mostrando com dados que a Irrigação Inteligente Netafim pode te ajudar a alcança uma eficiência expressiva em seu cultivo, juntamente com a melhor rentabilidade e o melhor custo-benefício.

Confira aqui a matéria completa: https://sfagro.uol.com.br/sistemas-de-irrigacao-graos/