Netafim e Citrosuco inauguram primeiro projeto de irrigação por assinatura no Brasil.

 

O projeto teve início em julho, visando alcançar um total de 3.567 hectares de citros através da ampliação de irrigação por gotejamento em suas fazendas

 

A Citrosuco, uma das maiores produtoras de suco de laranja e ingredientes, firmou parceria com a Netafim, líder e pioneira em soluções de irrigação, para ampliação de seu sistema de irrigação, adotando o sistema de irrigação por assinatura. O projeto foi inaugurado em julho e implementado em três fazendas do grupo Citrosuco, localizadas em Barretos (SP), Altair (SP) e Boa Esperança do Sul (SP), abrangendo uma área impressionante de 3.567 hectares de citros.

A modalidade de Irrigação por Assinatura é uma das ofertas da Netafim Services, na qual a empresa projeta, instala, opera e mantém o sistema de irrigação da propriedade. Com essa abordagem, os clientes não precisam adquirir o sistema nem ter uma equipe dedicada para operá-lo, garantindo os benefícios proporcionados pela irrigação por gotejamento, como o aumento de produtividade, gestão eficiência dos recursos hídricos, a estabilidade de produção e a segurança contra adversidades climáticas.

De acordo com Ricardo Almeida, CEO Mercosul da Netafim, este é o primeiro projeto fechado nesta modalidade no Brasil. “Para o cliente, o principal benefício do Netafim Services por assinatura é a possibilidade de antecipar o planejamento da expansão dos pomares, pois o investimento deixa de ser no ativo e passa a ser focado na operação do sistema. Essa mudança de Capex para Opex traz benefícios tanto financeiros quanto operacionais para os clientes, impulsionando um crescimento mais sustentável”, diz Ricardo.

Com a irrigação por gotejamento da Netafim, a Citrosuco pode aumentar a eficiência na aplicação de água em até 95%, direcionando-a diretamente para as raízes das plantas, o que resulta em uma irrigação mais precisa e uniforme. Além disso, com a irrigação controlada e precisa do gotejamento, a Citrosuco pode obter um aumento na produtividade de suas lavouras de citros. Isso se traduz em uma maior produção de frutas de alta qualidade, contribuindo para o sucesso comercial da empresa.

Segundo Tomás Balistiero, COO da Citrosuco, para a empresa, a adoção da irrigação por gotejamento em suas fazendas é um processo natural de evolução dos processos e modernização do setor, aliado à sua estratégia de negócio sustentável. “Esse modelo é parte da estratégia da Citrosuco de encontrar soluções inovadoras com parceiros estratégicos permitindo que a empresa esteja sempre à frente, adotando o que há de mais avançado em tecnologias de irrigação, possibilitando o uso de soluções inteligentes e automatizadas para otimizar ainda mais a eficiência do processo, resultando em aumento de produtividade, resiliência climática, melhoria na qualidade dos produtos e maior sustentabilidade ambiental, contribuindo para o sucesso e competitividade da empresa no mercado”, diz Tomás.

A Irrigação por Assinatura está disponível para os mais diversos tipos de cultura. Este primeiro foi implantado em uma vasta área de Citros. Outro projeto, dessa vez voltado para o cultivo de Cana-de-açúcar, já foi fechado e terá início em 2024. Além disso, a gigante israelense está em fase de negociação para projetos de Grãos também no centro-oeste do Brasil.

Com a introdução da “irrigação como um serviço”, o mercado de irrigação no Brasil ganha uma nova perspectiva. Essa abordagem flexível e inovadora pode transformar a maneira como as empresas investem em irrigação, impulsionando eficiência, produtividade e sustentabilidade das lavouras. “A Netafim continua empenhada em levar soluções de ponta aos seus clientes, capacitando-os a enfrentar os desafios do setor e impulsionar o sucesso de suas operações agrícolas”, finaliza.

 

Sobre a Citrosuco

A Citrosuco cultiva, produz e entrega alimentos de origem natural e sustentável para diversos países ao redor do mundo. Desenvolvemos o nosso negócio baseado na integridade, com foco na promoção de um planeta e de pessoas saudáveis, nutrindo relações diversas e de influência com toda a cadeia.

 

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.