Os desafios do produtor de pastagem.

As tecnologias desenvolvidas para a pecuária evoluíram muito nos últimos anos, gerando uma demanda cada vez maior pela melhoria na produção de alimento para o seu rebanho.

A produção em sequeiro, ou seja, somente quando chove é muito arriscada e imprevisível, podendo trazer enormes perdas de produtividade e, até mesmo, a quebra de uma safra inteira.

Com a irrigação é possível aumentar a quantidade de animais por hectare, permitindo pasto intensivo com alta rotação animal. Além disso, aumenta também a produção durante ano inteiro, com eficiência em todo o processo.

IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

Como a irrigação por gotejamento pode te ajudar?

Na última década, a Netafim desenvolveu uma solução de irrigação por gotejamento subterrâneo, que pode ser 100% harmonizada a outros sistemas de irrigação, como os pivôs, possibilitando a irrigação da área total e facilitando a operação da sua fazenda, do plantio à colheita!

Com a irrigação subterrânea é possível realizar a rotação de culturas e produzir até 5 safras em 2 anos, garantindo expressivos aumentos de produtividade em um sistema que pode durar mais de 20 anos no campo.

O gotejamento subterrâneo é ideal para os cultivos de pastagem e rotação cultivos em grãos, pois permite que a água, os nutrientes e até mesmo defensivos agrícolas sejam aplicados através de um único sistema, chegando diretamente à raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo.

Gotejamento subterrâneo.

gotejamento subterrâneo é a mais avançada tecnologia de irrigação. A aplicação do tubo gotejador enterrado é realizada por implemento de enterrio fornecido pela Netafim. A profundidade de enterrio dos tubos gotejadores pode variar de 20 a 25 cm, sendo determinada pelo departamento agronômico da Netafim durante a análise do tipo de solo.

O equipamento faz um pequeno sulco no solo na profundidade definida, insere o tubo gotejador e faz a cobertura do sulco onde o tubo gotejador foi enterrado. Essa operação é feita de maneira georreferenciada, com utilização do sistema RTK, visando garantir a qualidade do enterrio e facilitar a localização das linhas nas operações de plantio e manejo do solo.

Essa solução possibilita realizar tanto a colheita de uma safra, quanto o plantio da safra seguinte no mesmo dia, sem interferências na área e com o trânsito facilitado para os maquinários, sem obstáculos. São os ganhos operacionais, do plantio à colheita!

Aqui seu gado vale mais!

A Netafim desenvolveu uma pioneira ferramenta de troca: o Barter. Possibilitando que você, pecuarista, possa utilizar seu rebanho como moeda para adquirir seu sistema de irrigação sem interferir no seu limite de crédito bancário.

Aqui na Netafim é assim: você aumenta a sua produtividade e utiliza parte do seu lucro para adquirir o moderno sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo.

Entre em contato e conheça mais sobre essa solução!

Histórias de produtores
Histórias de produtores

Histórias de produtores.

Conheça os produtores pioneiros em irrigação por gotejamento em Pastagem.

Encontre o que você precisa

Encontre o que você precisa!

Saiba mais sobre as nossas soluções em Pastagem.

Dúvidas
Dúvidas
  • Posso utilizar irrigação subterrânea em pastagens?

    Sim, o sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo pode ser utilizado em pastagem/fenação. Quando o objetivo é colocar animais pastejando na área, é importante ter um bom plano de manejo de rotação e reentrada na área.

  • Qual a durabilidade do sistema de irrigação por gotejamento?

    O sistema de irrigação por gotejamento tem longa durabilidade. No Brasil temos áreas com gotejadores de mais de 20 anos e que ainda tem muito boa performance. A durabilidade dos tubos gotejadores depende muito da realização das operações de manutenção preventiva recomendadas. Da mesma forma que um trator ou outra máquina qualquer, sua durabilidade está vinculada ao seu correto uso e a realização das revisões conforme recomendação do fabricante.

  • Quais as vantagens de se utilizar gotejamento subterrâneo em pastagem?

    Além do expressivo aumento de produtividade do capim, a irrigação por gotejamento subterrâneo diminui o ciclo da cultura, ou seja, eu consigo aumentar o número de cortes ao longo do ano.

  • No sistema de irrigação, por ser subterrâneo, não ocorre entupimento dos gotejadores?

    A irrigação por gotejamento subterrâneo conta com tecnologia anti-sifão, este sistema cria uma barreira interna nos gotejadores inibindo  a sucção de particulas do solo, permitindo assim o seguro enterrio dos tubos sem risco de entupimento.

  • Qual o espaçamento entre aspersores indicado para irrigação em pastagem?

    A definição do espaçamento entre aspersores é baseada em diversos paramentos sendo a uniformidade de distribuição de água e adequação as práticas do produtor os mais relevantes para um bom dimensionamento do sistema além de outros fatores como temperatura do ar, velocidade do vento, o tipo do solo e sua taxa de infiltração influenciam na definição da vazão do aspersor. Devido a esta complexidade é sempre importante consultar um técnico capacitado para selecionar a solução correta. No entanto, como regra geral, podemos considerar que para aspersores de ½” com vazões de até 1.000 l/h, o espaçamento ideal seria até 12x13m; e para aspersores de ¾” com vazões até 2.000 l/h o espaçamento seria até 15x18m.

Contato
Contato

Contato.

Todos os campos com * são obrigatórios

Nós respeitamos sua privacidade e nunca compartilharemos seus detalhes de contato com qualquer pessoa ou organização nem o enviaremos Spam com e-mail indesejados.