Preservando a bebida mais popular do mundo com irrigação localizada, por Ricardo Almeida, CEO da Netafim Mercosul.

A coffee plantation in Brazil. - Photo: Netafim

Os produtores de café enfrentam muitos desafios em seu dia a dia, a instabilidade climática e suas consequências afetam diretamente a longevidade e qualidade da produção agrícola dos cafeeiros.

No artigo publicado pela Future Farming (Future Farming) nesta quinta-feira – 19 de maio – Ricardo Almeida, CEO da Netafim Mercosul, apresentou soluções eficazes para que os produtores de café de todo o mundo possam enfrentar os desafios do clima de maneira sustentável, rentável e com redução de perdas produtivas causadas pela seca.

“Cerca de 20% (400.000 ha de 2M ha) dos cafeicultores brasileiros usam a irrigação por gotejamento para fornecer a quantidade exata de água e nutrientes de maneira sustentável e diretamente onde a planta precisa, em sua raiz”, explica o Ricardo em seu artigo: Preservando a bebida mais popular do mundo com irrigação localizada.

Para Almeida, a escassez de água e de terra são questões globais de imensa importância para toda a população, e como solução para o tema estão as tecnologias de irrigação por gotejamento oferecidos pela Netafim: “Os produtores precisam aumentar sua eficiência no uso da água para a agricultura e a irrigação localizada permite que façam isso por mais de 50%”.

A irrigação por gotejamento oferece aos produtores de café e outros cultivos a estabilidade de produção e o controle da produtividade. A irrigação de localizada “permite que os produtores cultivem café em qualquer estação do ano, fornecendo aos cafeeiros água e nutrientes necessários para suportar todo o cultivo, independente do clima, conservando recursos e reduzindo o uso de fertilizantes”.

Confira o artigo completo: Preserving the world’s most popular beverage with precision irrigation.