Sistema de Gotejamento em Grãos.

PERGUNTAS & RESPOSTAS.

 

1. Como é o funcionamento do sistema de irrigação por gotejamento para grãos e fibras?
O sistema de irrigação é composto por uma fonte de água, bombeamento, filtragem e os tubos gotejadores. A fonte de água pode ser um rio, um poço ou um reservatório. O bombeamento é feito através de uma tubulação, que faz com que a água seja levada da sua fonte até a área a ser irrigada. A filtragem é responsável pela qualidade da água antes da entrada no sistema. Os modelos de tubos gotejadores, espaçamentos e vazões são definidos de acordo com a cultura e caraterísticas de cada área.

2. Qual a durabilidade do sistema de irrigação por gotejamento?
Eles têm longa durabilidade. No Brasil temos áreas com gotejadores de mais de 20 anos e que ainda tem muito boa performance. A durabilidade dos tubos
gotejadores depende muito da realização das operações de manutenção preventiva recomendadas. Da mesma forma que um trator ou outra máquina qualquer, sua durabilidade está vinculada ao seu correto uso e a realização das revisões conforme recomendação do fabricante.

3. Caso haja necessidade de troca dos tubos gotejadores, todo o sistema deverá ser substituído?
Não. A infraestrutura do sistema existente (bombeamento, filtros, válvulas e malha hidráulica) permanece intacta no campo. Há que se reinstalar apenas novos tubos gotejadores e voltar a operar normalmente.

4. É possível germinar com o sistema de gotejamento subterrâneo?
Sim, o projeto é dimensionado para que a umidade atinja a semente possibilitando a germinação de maneira uniforme. Com a concepção correta para cada tipo desolo, seguindo os protocolos de preparo e reestruturação do solo, somado ao correto manejo da irrigação, é possível germinar o cultivo em qualquer época do ano. Para adequada germinação, a irrigação deve ser iniciada antes do plantio até que a umidade esteja próxima a superfície do solo.

5. Como é feito o enterrio dos tubos gotejadores?
O enterrio dos tubos gotejadores em culturas anuais ocorre com a utilização de implementos de haste fixa ou pantográficos sendo de 3 e 5 linhas. O equipamento pantográfico é utilizado em áreas com curvas de nível de base larga garantindo a uniformidade de enterrio.
A profundidade de enterrio é determinada pelo departamento agronômico de acordo com a concepção do projeto, O equipamento faz um pequeno sulco no solo na profundidade desejada e ao mesmo tempo o tubo gotejador é distribuído no sulco, ocorrendo na mesma operação a cobertura do sulco onde foi enterrado o tubo gotejador. Para tracionar este implemento, é necessário um trator com mínimo 180 cv, sendo avaliado o tamanho do implemento para recomendação do tamanho do trator a ser utilizado. Essa operação é feita de maneira georreferenciada com a utilização do sistema RTK para garantir a qualidade do enterrio.

 

6. Qual é a profundidade de enterrio do tubo gotejador?
A profundidade de enterrio dos tubos gotejadores pode variar de 20 a 25 cm de profundidade. Durante elaboração do projeto de irrigação, analisa-se a textura do solo, definindo-se a profundidade de instalação adequada para a formação e distribuição uniforme da umidade no solo, possibilitando umidade adequada no solo da germinação à colheita de acordo com a necessidade da planta.

7. Qual é o espaçamento utilizado entre as linhas de tubos gotejadores?
A distância entre as linhas de tubos gotejadores é definida durante a elaboração do projeto, de acordo com cada tipo de solo. Nesse processo, identificamos as caraterísticas granulométricas do solo (teores de areia, silte e argila). Solos arenosos são mais porosos e permeáveis que os solos argilosos. As linhas de tubos gotejadores podem variar de 0,6 a 0,8 m, sendo os espaçamentos menores em solos mais arenosos e os maiores em solos mais argilosos. Para uma concepção para plantio em faixas, o espaçamento dos tubos gotejadores pode ser maior, em torno de 0,90 a 1,0 m de acordo com o sistema de plantio da fazenda, sendo o plantio realizado de forma georreferenciada com uso de RTK, no sentido da linha dos tubos gotejadores.

8. Posso plantar a soja ou o milho em qualquer sentido de plantio?
Sim, as linhas de tubos gotejadores são dispostas em um espaçamento que permita que o bulbo úmido de uma linha encontre o de outra, distribuindo a água uniformemente em toda a área. Se recomenda que nos primeiros plantios após a instalação, devido a fase de reestruturação de solo, o plantio seja realizado no sentido das linhas dos tubos. Na concepção em faixas, obrigatoriamente o plantio deve ser realizado no sentido das linhas dos tubos gotejadores. Portanto, para o plantio de culturas anuais o sistema de irrigação é desenhado e planejado para que o plantio possa ser feito em qualquer sentido e qualquer espaçamento, estando a água disponível uniformemente em 100% da área em projetos para irrigação em área total ou visando suprir as linhas de plantas quando na concepção em faixas.

9. Posso utilizar o sistema de irrigação por gotejamento em qualquer tamanho de área?
O sistema de irrigação por gotejamento pode ser implementado em diferentes tamanhos e formatos de áreas. Isso permite que a tecnologia possa ser utilizada por pequenos, médios e grandes agricultores. O projeto de irrigação por gotejamento pode ser planejado para grandes áreas e ser implementado de maneira modular de acordo com a necessidade do cliente.

10. Pode ser utilizado em áreas com declividade?
Sim, o sistema pode ser utilizado tanto em áreas planas como em áreas com declividade, obtendo o mesmo nível de eficiência. Para realização do projeto, é necessário um levantamento planialtimétrico, o qual orienta o engenheiro projetista a elaborar o projeto com as caraterísticas necessárias para um sistema de alta performance mesmo em condições de declividade.

11. Pode ser utilizado em áreas irregulares?
Sim, o sistema de irrigação por gotejamento se adapta a diferentes formas de áreas a serem irrigadas. As áreas podem ter formato regular (retangular, quadrada etc.) ou ainda formato irregular. Essas características permitem o melhor aproveitamento da área de plantio.

12. Posso utilizar qualquer tipo de gotejador no sistema de irrigação enterrado?
Não. Os gotejadores são específicos para utilização em sistema de irrigação subterrâneo, sendo definidos no projeto de acordo com cada tipo de área.

13. Posso fazer rotação de culturas?
Sim, o sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo é dimensionado e instalado para ser combinado com o sistema de plantio direto, proporcionando a possibilidade de rotação de cultivos de acordo com a concepção de projeto instalada. Dessa forma, independente da cultura e do espaçamento adotado, o sistema está apto para receber a rotação destes cultivos em sistemas de plantio direto.

14. Posso utilizar a pastagem como opção de rotação de cultura em um sistema de integração com lavoura pecuária?
Sim, o sistema possui a versatilidade de ser utilizado ou combinado com o sistema de pastoreio rotacionado. Também pode ser utilizado para a produção de feno ou silagem.

15. O trânsito de máquinas pode danificar ou amassar o tubo gotejador?
Nas condições normais de utilização dos equipamentos agrícolas, principalmente em um sistema de plantio direto e rotação de cultura não causa efeitos negativos nos tubos gotejadores. A utilização da irrigação durante a safra faz com que os tubos gotejadores mantenham o seu formato original e não sejam compactados pelo peso sobre o solo.

Confira mais perguntas e respostas em nosso E-book:

 

 

Quer saber mais sobre irrigação por gotejamento para grãos? Acesse nosso canal no Youtube @NetafimBrasil