Os desafios do cafeicultor.

Produtores de café enfrentam muitos desafios no seu dia a dia, a instabilidade climática é o principal.

A produção em sequeiro, ou seja, somente quando chove é muito arriscada e imprevisível, podendo trazer enormes perdas de produtividade e, até mesmo, a quebra de uma safra inteira.

Os cafeeiros são sensíveis ao clima e à falta de nutrientes, mas, com a aplicação de água e nutrientes, na quantidade exata e diretamente nas raízes das plantas, é possível neutralizar o estresse hídrico, aumentar expressivamente a produtividade e ainda melhor a qualidade do grão.

Irrigação por gotejamento

Como a irrigação por gotejamento pode te ajudar?

Desde o início, a Netafim Brasil vem desenvolvendo e aprimorando suas soluções para o cultivo de café, visando melhorar a qualidade da produção e diminuir os riscos decorrentes do clima. O gotejamento traz para você, produtor de café, uma oportunidade de produzir mais e com melhor qualidade.

Além de toda a tecnologia, também oferecemos o exclusivo suporte agronômico: uma equipe dedicada a acompanhar a sua produção e oferecer recomendações ideais para cada fase do seu cultivo.

A solução de irrigação por gotejamento possui alta durabilidade e, combinada ao Digital Farming, confere ao produtor a tranquilidade de ter em mãos todas as informações e total controle de sua produção, onde quer que você esteja!

Gotejamento subterrâneo & Nutrirrigação.

A Netafim traz para você, produtor de café, as mais avançadas tecnologias de irrigação: o gotejamento subterrâneo e a nutrirrigação

O sonho de todo produtor de café já é realidade: um avançado sistema, no qual os tubos ficam abaixo do solo e possibilitam a aplicação de água, nutrientes e defensivos diretamente na raiz da planta. Isto garante melhor absorção e ainda simplifica as operações agrícolas da fazenda, facilitando ainda mais o seu dia-a-dia.

No Brasil, temos áreas com mais de 20 anos e que ainda possuem excelente desempenho, aumentando de maneira eficiente o número de sacas por hectare, safra após safra!

Aqui seu café vale mais!

Desenvolvemos uma pioneira ferramenta de troca, o Barter, com a qual você, produtor, pode utilizar suas sacas como moeda para adquirir o sistema de irrigação sem interferir no seu limite de crédito bancário. Aqui na Netafim é assim, você aumenta sua produtividade e utiliza parte do seu lucro para adquirir o moderno sistema de irrigação localizada.

Conheça mais sobre essa solução em nosso vídeo, e descubra como o Barter foi feito para você ganhar em todas as etapas, do começo ao fim.

Histórias de produtores
Histórias de produtores

Histórias de produtores.

Conheça os produtores pioneiros em irrigação por gotejamento em Café Conilon.

Encontre o que você precisa

Encontre o que você precisa!

Saiba mais sobre as nossas soluções em Café.

Downloads
Downloads

Downloads.

Catálogo Café 2021

Catálogo Café 2021

Dúvidas
Dúvidas
  • Posso utilizar diferentes fontes de água? Ocorre entupimento dos tubos gotejadores?

    Um sistema de irrigação por gotejamento, diferente de outros métodos, é dimensionado baseando-se na qualidade da água disponível para irrigação, podendo utilizar diferentes fontes de água (rio, poços, reservatórios). Dessa forma, utilizam-se sistemas de tratamento da água antes que ela passe pelos tubos gotejadores.

    Sistemas de aeração, reservatório com decantação e filtragem são exemplos de processos realizados antes da irrigação para que se garanta a qualidade da água a ser utilizada. Além disso, os gotejadores também possuem um sistema de filtros que evitam os riscos de entupimento.

    Para complementar, é importante que seja feito um programa de manutenção preventiva, garantindo a limpeza dos tubos gotejadores com frequência.

  • Qual a durabilidade do sistema de irrigação por gotejamento?

    No Brasil, temos áreas com mais de 20 anos e que ainda possuem boa performance. A durabilidade depende muito da realização das operações de manutenção preventiva. Da mesma forma que um trator e outros maquinários, sua durabilidade está vinculado ao seu correto uso e a realização das revisões conforme recomendação do fabricante.

  • Vai aumentar o número de decisões a serem tomadas? O equipamento é complexo?

    Como todo e qualquer equipamento ele necessita de atenção, manutenção e conhecimento adquirido no treinamento que ocorre na entrega do projeto e durante o próprio uso.

    A Netafim realiza o que chamamos de entrega técnica onde os operadores de irrigação são treinados e habilitados para executar a operação, manutenção e limpeza do equipamento.

    Mesmo considerando que há um equipamento adicional na fazenda, trata-se de um equipamento de baixo nível de complexidade, uma vez que o treinamento seja realizado. Na realidade, o equipamento é automatizado e as tomadas de decisão são facilitadas. Com isso, é possível planejar a irrigação de modo que funcione de acordo com o planejamento.

    Adicionalmente, é possível realizar outras operações como a aplicação de fertilizantes e de alguns produtos da linha de proteção de cultivos. Isso reduz ainda mais o número de operações na propriedade, principalmente o trânsito de máquinas.

  • Qual a diferença entre fertirrigação e nutrirrigação?

    A fertirrigação convencional é composta por um sistema de injeção de fertilizantes em que as adubações seguem uma agenda de aplicações (semanais ou quinzenais).

    A nutrirrigação é um pacote tecnológico desenvolvido pela Netafim que permite fazer uma nutrição proporcional, toda a vez que realiza a irrigação é possível realizar a aplicação de fertilizantes, de acordo com as demandas do cafeeiro em suas respectivas fases de desenvolvimento.

  • Baixa conectividade na fazenda, qualidade de energia elétrica impactam no funcionamento do sistema de irrigação?

    Pensando na evolução da chamada Agricultura 4.0 e os benefícios que ela traz na gestão de informações da fazenda, ao implementar equipamentos de gestão do sistema de irrigação, como por exemplo o NeatBeat, será necessária uma conexão celular mínima de 5 megabits (3G), mas existem outras opções de automação do sistema sem necessidade de conexão.

    Com relação a qualidade de energia elétrica, a disponibilidade de energia trifásica estável seria ideal, porém existem outras possibilidades de alimentação de energia para o sistema que podem ser avaliadas.

Contato
Contato

Contato.

Todos os campos com * são obrigatórios

Nós respeitamos sua privacidade e nunca compartilharemos seus detalhes de contato com qualquer pessoa ou organização nem o enviaremos Spam com e-mail indesejados.