Netafim se prepara para mais uma edição da Agrishow.

Netafim traz cenário de expansão para a Agrishow 2023.

Produzir mais utilizando menos recursos é o objetivo de todos os agricultores e, para alcançar esse resultado, novas tecnologias ou mesmo adequações de manejos pré-existentes são fundamentais. A irrigação por gotejamento desponta nesse cenário como opção fundamental não somente para mitigar os riscos climáticos, mas também para atender à pauta de sustentabilidade e garantir maiores rentabilidades ao final da colheita.

Dentre todas as feiras do agronegócio brasileiro que trazem inovações e oportunidades para negócios, a que mais se destaca é a Agrishow – maior feira de tecnologia agrícola do país, que acontece de 1 a 5 de Maio, em Ribeirão Preto. A Netafim, empresa israelense, pioneira e líder em irrigação por gotejamento, mais uma vez estará presente no evento com uma robusta estrutura física e de profissionais para atender aos mais diversos públicos.

 “Temos observado um interesse crescente dos agricultores quando o assunto é a irrigação. De 2000 a 2010, eram, na média, 100 mil novos hectares irrigados ao ano. A partir de 2021, já atingimos a marca de 400 mil novos hectares irrigados ao ano, com potencial e expectativa de crescer ainda mais já em 2023. Isso nos faz direcionar cada vez mais esforços para expandir, tanto nossa capacidade de produção e armazenagem, quanto no desenvolvimento da nossa rede de parceiros”, comenta Ricardo Almeida, CEO da Netafim Mercosul.

Em 2023, de acordo com estimativas do IBGE, a safra nacional de grãos deve atingir um novo recorde, com mais de 298 milhões de toneladas. Em linha com o avanço, a Netafim expande a sua atuação para duas novas geografias: o Rio Grande do Sul e a região do MATOPIBA (sigla para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), através da expansão da equipe interna e, principalmente, da rede de distribuidores parceiros nessas regiões.

“Produtores de grãos podem extrair muito valor do gotejamento subterrâneo, um método que pode ser harmonizado com outros sistemas de irrigação e possibilita ao agricultor verticalizar a sua produção com uma área 100% irrigada. Falamos que o agricultor passa a ter ‘uma nova fazenda’ bem embaixo dos seus pés, devido ao aumento de produtividade e, também, à valorização da sua propriedade”, explica o Gerente Comercial de Grãos, Marcos Kawasse.

Quando se fala em cana-de-açúcar, uma adoção em massa da tecnologia tem sido observada nos últimos três anos, fruto da ocorrência de estiagens cada vez severas e prolongadas. Usinas e fornecedores irrigantes contabilizam resultados positivos em rentabilidade e longevidade dos canaviais, potencializados pela expressiva redução nos custos de produção. “Estamos investindo fortemente na capacitação de nossos distribuidores parceiros para que cada vez mais usinas e fornecedores de cana possam ter acesso e suporte técnico e agronômico de qualidade na implementação e manejo da irrigação por gotejamento nos canaviais”, ressalta Lucas Victório, que é Gerente Comercial de Cana-de-açúcar.

Cafeicultores já se usufruem dos benefícios da irrigação por gotejamento há muitos anos. Hoje, o gotejamento subterrâneo ganha espaço, com maior proteção contra danos físicos, pode durar mais de 20 anos no campo. "A qualidade que um café irrigado por gotejamento é infinitamente superior e os visitantes poderão experimentar em nosso estande um café produzido com irrigação por gotejamento do nosso cliente e parceiro, o Grupo Agam. Além disso, o cafeicultor encontra com a Netafim a viabilidade financeira e a possibilidade de adquirir um sistema que se paga logo com a primeira colheita", detalha Emerson Silva, Gerente Comercial de Café da Netafim.

Outra ação de destaque que a Netafim traz para a Agrishow é a empregabilidade na prática. Com o objetivo de conectar profissionais ao mercado da irrigação, preenchendo posições em aberto na empresa e indicando mão de obra qualificada aos mais de 200 distribuidores parceiros em todo o Brasil, o estande da empresa dedica um espaço exclusivo para fazer entrevistas e falar sobre carreiras com os visitantes.

“Queremos fazer essa ligação com pessoas que têm paixão por irrigação e interesse em ingressar nesse mercado, que tem crescido tanto nos últimos anos. Estamos com diversas posições em aberto, além claro de nosso banco de talentos para futuras posições. Estaremos durante toda a feira preparados para fazer entrevistas e, quem sabe, alguém já sairá de lá com a proposta em mãos”, conta Mariana Cunali, Diretora de Recursos Humanos da Netafim.

O visitantes podem esperar um circuito completo de atrações nos cerca de 450m² de estande da Netafim, como ativações com vídeos de “Histórias de Sucesso”, fotos com os mascotes da marca, balcão 360º de produtos e soluções digitais e baristas servindo cafés especiais produzidos com irrigação por gotejamento na região da Alta Mogiana. Uma parada obrigatória para agricultores, empresários agrícolas, profissionais e estudantes do setor!

 

Netafim traz a empregabilidade na prática para a Agrishow.

Entre os anos de 2002 e 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio saltou de 122 bilhões para 500 bilhões de dólares, o que equivale a uma Argentina. É inegável a importância do setor para a economia brasileira e na empregabilidade de mais de 19 milhões de pessoas, de acordo com dados recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea da Esalq/USP.

Com o objetivo de conectar profissionais ao mercado da irrigação, preenchendo posições em aberto na empresa e indicando mão de obra qualificada aos mais de 200 distribuidores parceiros em todo o Brasil, a Netafim, pioneira e líder global em irrigação por gotejamento, dedica um espaço exclusivo em seu estande na maior feira de tecnologia agrícola do país, a Agrishow, para fazer entrevistas e falar sobre carreiras com os visitantes.

“Queremos fazer essa ligação com pessoas que têm paixão por irrigação e interesse em ingressar nesse mercado, que tem crescido tanto nos últimos anos. Estamos com diversas posições em aberto, além claro de nosso banco de talentos para futuras posições. Estaremos durante toda a feira preparados para fazer entrevistas e, quem sabe, alguém já sai de lá com a proposta em mãos”, conta Mariana Cunali, Diretora de Recursos Humanos da Netafim.

 A Agrishow é uma feira que atrai um público grande e diverso, que vai além dos agricultores e empresários do setor. Com destaque para estudantes e profissionais dos mais variados níveis de qualificação, o evento também é uma excelente oportunidade para quem busca intensificar o networking ou até mesmo ingressar no setor do agronegócio que mais cresce no país.

“Em 2022, nós atingimos nosso recorde de contratações nos 30 anos em que a Netafim está presente no Brasil”, destacou Mariana. O crescimento nas vagas não deixa de ser um reflexo da expansão do mercado de irrigação no Brasil, que passou de uma média de 100 mil novos hectares irrigados por ano entre 2000 e 2010, para números na ordem de 400 mil novos hectares irrigados ao ano a partir de 2021.

A executiva ainda destaca que a empresa acabou de ser certificada, pelo quarto ano, como uma ótima empresa para se trabalhar, pela consultoria global Great Place To Work (GPTW), e atribui essa conquista à cultura da empresa. “A Netafim mantém uma atmosfera de cooperação mútua, tanto entre funcionários quanto entre a empresa e seus clientes. Por isso, investimos fortemente em encontrar e nutrir as pessoas certas para as posições certas”, conta.

Aos visitantes que se interessarem pelo desenvolvimento de uma carreira neste mercado e, mais precisamente na empresa, não é necessário levar o currículo até o estande, basta apenas que os candidatos mantenham o LinkedIn atualizado. Dessa forma, os recrutadores poderão consultar as experiências profissionais e formações disponibilizadas pela plataforma.