Capacitando mulheres em países em desenvolvimento com inovações no agro

Capacitando mulheres em países em desenvolvimento com inovações no agro

Em países em desenvolvimento, as mulheres carregam os maiores pesos. Literalmente. Elas dão à luz e criam seus filhos, são responsáveis pela casa, sua limpeza e provisões, e vão para os campos para ganhar o sustento diário de suas famílias. No entanto, embora as mulheres representem quase metade da força de trabalho agrícola nesses países, elas tendem a ter menores taxas de propriedade da terra do que os homens, bem como menos acesso a linhas de crédito, mercados e tecnologias, levando-as a ter rendimentos de 20% a 30% menores do que os homens.

É difícil imaginar uma mudança significativa na vida da agricultora, quando seus dias são preenchidos com baldes transbordantes de água do rio para os campos. Os pesquisadores da UC Davis estimam que ela transporte quase 600 litros de água por dia – ainda mais durante as estações mais secas – para cultivar 100 metros quadrados de vegetais ao regar as plantações manualmente. Isso, se houver água disponível para que ela carregue.

Em áreas como Nepal, Índia e África Subsaariana, a chuva costumava ser decisiva para mulheres conseguirem trabalhar nos campos e regar suas plantações. Sem chuva, o dinheiro gasto em sementes, fertilizantes e mão de obra não retornava em nenhum rendimento, empurrando as agricultoras para ainda mais longe do empoderamento econômico.

Mas a introdução de tecnologias de fácil implementação pode mudar drasticamente essa realidade. E adivinha? Isso já está sendo feito em muitos lugares ao redor do mundo.

Irrigação por gotejamento, uma gota no balde ou uma inundação de alívio?

Ao longo dos anos, novas e inovadoras tecnologias agrícolas permitiram que maiores rendimentos fossem obtidos de forma mais fácil e eficiente, gerando um novo significado para o termo “girl power”. Para as mulheres agricultoras, a inovação tecnológica mais significativa é a irrigação por gotejamento, já que seus rendimentos não precisam mais ser ditados pela quantidade de água que podem carregar. Ao adaptar a tecnologia de irrigação por gotejamento, as mulheres em todo o mundo estão subindo na cadeia alimentar agrícola e aliviando os pesos que carregam – literalmente.  Embora ainda precisem transportar água de uma fonte para os tanques, a irrigação por gotejamento permite que menos água seja utilizada com mais precisão, minimizando o desperdício e gerando rendimentos máximos.

A tecnologia de gotejamento permite a liberação automática e constante de água nos tubos colocados diretamente nas raízes das plantas. Os tanques fornecem uma maneira de armazenar água antes de secas severas ou das estações mais secas. O processo minimiza a evaporação da água, maximizando a capacidade da agricultora de aproveitar ao máximo esse recurso e, seus baixos custos de implementação, o tornam acessível até mesmo para agricultoras com recursos limitados.

Em países como Nepal e Índia, a adoção de sistemas de irrigação por gotejamento pode ser particularmente benéfica para as mulheres. Um estudo descobriu que as mulheres no Nepal dominam a produção de vegetais irrigados por gotejamento, compreendendo 88% da mão de obra total para fazendas irrigadas por gotejamento em algumas áreas.

Imagine agricultoras sendo capazes de realizar menos trabalho físico enquanto a água é automaticamente direcionada para suas plantações. Imagine essas mulheres sendo capazes de se engajar em atividades agrícolas cada vez mais diversas durante o mesmo dia de trabalho, abrindo portas para novas e maiores fontes de renda, a serem usadas para sustentar suas famílias como nunca antes; mandando seus filhos para a escola, mudando para acomodações mais confortáveis e garantindo uma nutrição adequada para elas e seus entes queridos. A adoção em massa dessa tecnologia também libera tempo para que as mulheres possam estudas, assumam o controle do planejamento familiar, da tomada de decisões e muito mais. Com treinamento e conhecimento compartilhado, vem a capacidade de crescer, ter sucesso e prosperar.

Um fio de mudança alimentando ou revolucionando toda uma indústria.

No Níger, o impacto da tecnologia de irrigação por gotejamento nas mulheres agricultoras é, particularmente, surpreendente. A Netafim está trabalhando com a Corporação Financeira Internacional (IFC) para levar microcrédito, sistemas de irrigação por gotejamento e programas de treinamento para 1.200 agricultores, quase metade deles, mulheres. Os agricultores que se beneficiam desse programa relatam uma economia de água de 30% a 55%, ampliando o poder das mulheres para aumentar suas contribuições econômicas em regiões onde historicamente foram subvalorizadas.

É evidente que as mulheres agricultoras em algumas partes do mundo em desenvolvimento estão observando mudanças significativas. No entanto, a força e a prevalência dos papéis tradicionais de gênero nessas regiões continuam a inibir a efetivação total dessas mudanças. Enquanto o mundo e essas mulheres aguardam uma maior penetração de novas tecnologias em seus campos, histórias de sucesso em todo o mundo fornecem esperança para as mulheres mais pobre e vulneráveis do mundo.

Clique aqui para saber mais sobre produtos de irrigação por gotejamento.