Testar. Validar. Ir! Nossa tradição de inovação.

Testar. Validar. Ir! Nossa tradição de inovação.

20 anos atrás era muito simples. Quando eu tinha uma ideia para um produto ou recurso, eu saia da minha mesa, descia até a fábrica e pedia ao técnico para se aproximar para que eu pudesse testar. Uma hora depois, eu saberia se tinha algo que valesse a pena investir ou se toda essa ideia teria sido apenas um grande fracasso. Anos mais tarde, eu descobri que este processo inato de desenvolvimento tinha até um nome muito chique: “Prototipagem Rápida”.

Do zero - DNA de inovação da empresa

A importância da inovação está profundamente enraizada na cultura e no DNA da Netafim. No início da empresa, quase todas as inovações surgiam através da equipe de desenvolvimento de produtos. Nós imaginávamos um produto que não existia e, por sermos uma empresa de produtores e ex-produtores, com todo engenheiro e desenvolvedor de produtos tendo suas raízes no campo e profundamente conectados às necessidades dos agricultores, na maioria das vezes nós acertávamos.

Com o tempo, com o amadurecimento e a expansão da empresa, as coisas mudaram, tanto na forma como desenvolvemos quanto no que é desenvolvido. Agora, o desenvolvimento de um novo produto envolve longas sessões de brainstorming, modelagem 3D, prototipagem e grupos focais. E demora um pouco até começarmos a fabricar qualquer coisa. O que desenvolvemos também mudou. Como uma empresa madura, não precisamos mais inventar a irrigação por gotejamento. Já é algo consolidado, que existe há 55 anos e revolucionou a agricultura. Nosso foco agora é o fornecimento de ferramentas digitais precisas e avançadas e soluções abrangentes de irrigação e fertirrigação. Hoje em dia, a inovação reflete nossa atenção às necessidades e problemas de nossos clientes.

E, mesmo com essas mudanças, eu tenho orgulho de dizer que no coração da Netafim existe uma paixão por inovação e por pensar “fora da caixa”. Isso nos guia em tudo o que fazemos e nos mantém focados em encontrar soluções criativas para complementar a agricultura em constante modernização.

É dessa forma que nossa busca constante por inovação leva as nossas inovações e tecnologias agrícolas a um nível totalmente novo.

Desenvolvimento de um gotejador inspirado no para-choque de um carro.

Streamline™ X - o tubo gotejador de parede fina mais resistente já fabricado.

Em 2012, morei na China, atuando como gerente técnico da divisão Ásia-Pacífico da Netafim. Ao visitar operações agrícolas em toda a Ásia, eu sempre ouvia os produtores reclamarem da dificuldade que tinham para instalar e recuperar suas linhas de gotejamento de parede fina, sem que elas fosse danificadas.

A reclamação era sempre a mesma: “Não tenho tempo para tratar o tubo gotejador com luvas de pelica. Preciso de um produto que atenda às minhas necessidades e não o contrário”. Todos na indústria sabiam que o produto existente não estava funcionando bem e que havia uma necessidade real de uma solução mais robusta, porém, econômica. Como líderes da indústria, esperávamos dar o salto e enfrentar o desafio.

E assim fizemos. Eu ainda tenho o guardanapo em que desenhei o primeiro esboço do que viria a se tornar o Streamline™ X. A ideia era extremamente simples. Assim como os carros têm pára-choques que protegem o chassi de danos, esta nova linha de gotejamento seria protegida por nervuras externas e internas que atuariam como uma barreira entre o solo e o tubo gotejador, protegendo-o de cortes e rasgos relacionados à instalação.

Em uma das minhas visitas à Israel, reservei algum tempo com os engenheiros da fábrica. Desenvolvemos um protótipo básico e o testamos. Em seguida, enviamos algumas amostras aos produtores. O feedback foi imediato; era um tubo gotejador robusto, durável e confiável que tornava a instalação e o recolhimento do tubo mais fácil do que nunca. Isso salvou os produtores em termos de custos de mão de obra e lhes deu paz de espírito. No entanto, não inventamos um novo produto. Apenas pegamos um existente e utilizamos a tecnologia de um setor diferente para impulsionar seu desempenho de uma forma que ninguém mais poderia imaginar.

A dor crônica exige uma solução revolucionária.

FlexNet™ - o tubo flexível portátil e livre de vazamentos no qual você REALMENTE pode confiar.

Os tubos secundários sempre foram resistentes, pesados e não portáteis. Carregá-los era um desafio, a instalação exigia muito trabalho e a manutenção era “de matar”. Os produtores precisavam de uma solução: um tubo secundário flexível, portátil, leve e sem vazamentos que fosse fácil de instalar, manter e recuperar, sem deformar ou torcer.

Todos sabiam que isso era uma dor real que exigia uma solução inovadora. Fazer acontecer, porém, foi um grande desafio. Tivemos que ultrapassar nossos próprios limites e desenvolver tudo do zero; as matérias-primas para os tubos, os conectores integrados, a máquina para a linha de produção. Resolver o enrolamento do tubo exigia matemática séria. No final das contas, os tubos secundários serpenteiam porque as forças axiais criam extensões axiais. Se quiséssemos eliminar o enrolamento do tubo, precisaríamos reduzir as forças axiais a quase zero. Isso significa inclinar a estrutura do tecido do tubo principal para um ângulo externo.

Eu conhecia bem a matemática (vale a pena ser o nerd da turma...), mas eu não sabia nada sobre os tecidos. Tivemos que encontrar um parceiro técnico especializado na fabricação de tecidos. Nos encontramos com 40 fabricantes até encontrarmos o parceiro certo, uma empresa que acreditou no que estávamos tentando alcançar e estava pronta para o desafio. Juntos, desenvolvemos um novo processo para fazer um tecido polarizado e laminar dois tecidos fora do ângulo. E aqui estava - FlexNet™ -  uma solução revolucionário de tubulação secundária que é fácil de instalar, recolher, realocar e que não enrola – uma solução patenteada que revolucionou a vida dos produtores em todo o mundo.

O que pude tirar desse processo de desenvolvimento que durou cinco anos foi, na minha opinião, a essência da inovação. Se você consegue visualizar em sua mente, tem o ímpeto para seguir em frente, a resistência para lidar com obstáculos e se seu processo está sempre alinhado com as necessidades de seus clientes – você vai conseguir. E sim, encontrar o parceiro certo para acompanhá-lo nesta “montanha-russa” é essencial.

Quando a inovação é simplesmente sobre fazer a pergunta certa.

NetBow™ - o arco, com emissores de múltiplas saídas, ideal para cultivo em vasos.

Há vários anos, em uma viagem de trabalho ao México, visitei uma fazenda orgânica de mirtilo. Enquanto caminhava com o gerente da fazenda que me apresentou a propriedade, perguntei a ele o que tornaria seu trabalho mais fácil e produtivo. No final das contas, seu principal desafio consistia em manter condições de crescimento uniformes e, em particular, uma irrigação uniforme. Isso gerou a ideia do NetBow™, um arco gotejador de múltiplas saídas para irrigação em vasos. Esta solução amigável permite manter a umidade superficial que distribui a água uniformemente no substrato do recipiente de cima para baixo, sem pontos cegos. Garante alta resistência ao entupimento e é super fácil de instalar e operar.

Voilà! Um arco plástico com 8 orifícios. Qualquer um poderia ter pensado nisso, mas fomos nós que pensamos. E sim, o NetBow™ não abalou o mundo da agricultura, mas forneceu uma solução precisa para um problema específico compartilhado por muitos produtores. Com a utilização do NetBow™, as raízes da planta se desenvolvem em cada centímetro quadrado do recipiente, garantindo que a planta atinja seu potencial de crescimento total e forneça o melhor retorno sobre o investimento (ROI). Simples e inteligente.

O pensamento ‘fora da caixa’ como um valor corporativo.

Tenho muito orgulho de fazer parte dessa mentalidade de “ouse fazer a diferença” que está profundamente enraizada no DNA da Netafim. Uma empresa que nasceu na inovação, continuou a investir no desenvolvimento ao longo dos anos e o pratica até hoje, quase metodicamente, como uma grande e madura corporação.

Alguns anos atrás, Tom Chi, um ex-engenheiro do Google X e um idealizador do desenvolvimento rápido de protótipos, fez uma palestra fascinante para a equipe de gerenciamento da Netafim. Chi apresentou sua metodologia de inovação: “Você tem uma ideia? Ótimo! Não perca tempo pensando nisso, apenas vá e experimente!”. A mensagem era simples e inspiradora. Quando você tem uma ideia para um produto, não perca tempo desenvolvendo-o até atingir a perfeição. Em vez disso, comece criando um protótipo rápido e teste-o com seus clientes e usuários em potencial. Em seguida, volte para o laboratório ou chão de fábrica e comece a refiná-lo. O feedback que você recebe dos usuários durante esse estágio inicial de desenvolvimento é a melhor maneira de validar a sua ideia.

Quando ouvi seu mantra prático e os muitos estudos de caso de empresas que estavam implementando com sucesso processos de desenvolvimento rápido de protótipos, de repente me dei conta de que, sem nomeá-lo ou saber que tinha um nome, era exatamente isso que estávamos fazendo na Netafim há muitos anos. E que Streamline ™ X, FlexNet ™, NetBow ™ e muitos outros produtos são o resultado desse espírito de “vamos tentar” tão característico da Netafim.

Quer saber mais?

Quer saber mais?