Boas práticas para uma colheita campeã

Garantir uma colheita eficiente pode é um desafio a ser enfrentado.

A última, e mais importante, fase de sua produção, é um processo que exige uma certa preparação, a colheita é a fase que mais preocupa, por poder ocorrer algumas perdas. Tais perdas podem prejudicar a rentabilidade do cultivo.

Desde o início da produção é preciso que o planejamento vise uma boa colheita, encontrando a forma correta de integrar a colheita ao sistema de produção, para que o grão apresente um bom padrão de qualidade. Da implantação da cultura à colheita, existem 5 boas práticas que já são maneiras de beneficiar a colheita da soja:

- Um preparo de solo bem feito, evitando desníveis no terreno e oscilação na altura de corte durante a colheita.

- O plantio em época ideal, ajuda a aumentar a produtividade do seu plantio, porém a época pode variar de acordo com a região que o cultivo está inserido, devido ao clima e às chuvas. O que se pode prestar muita atenção é que a soja é uma planta não se dá bem com os dias longos.

- Planeje sua lavoura para que tenha de forma que beneficie a funcionalidade e operacionalidade dos maquinários envolvidos na colheita, dividindo a área de modo a facilitar a movimentação das mesmas.

- É essencial a realização da manutenção do maquinário. No caso da soja, é preciso se atentar ao sistema de corte, flexibilidade, avanço e recuo do molinete e altura. Importante também é checar os elementos da trilha e a abertura e fechamento dos côncavos.

- A velocidade também pode se tornar um grande prejudicial se não for controlada. Começando pela velocidade da rotação, assim como a velocidade da maquina no campo, para que o sistema de corte da plataforma de alimentação consiga trabalhar com máxima eficiência e minimize a perda de grãos. 

Deixamos uma boa prática extra que pode trazer os melhores resultados em todas as suas safras:

Uma irrigação bem planejada, que promova água e nutrição, na medida certa e no momento certo, e um ambiente menos propício para a proliferação de fungos e doenças, são essenciais para que a planta alcance sua produtividade e longevidade.

A Irrigação Inteligente pode chegar a aumentar até 95% da produtividade em grãos, através de um sistema que oferece água diretamente para a raiz da água, evitando desperdícios e oferecendo um cultivo com irrigação mais uniforme.

A Netafim tem as melhores soluções para você produzir mais, com menos.